image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

Testes e Suprimentos Reef



Quais testes e Suprimentos devo usar?
Esta é uma pergunta que ouço todos os dias no balcão e no telefone. Os aquaristas recebem de variados lojistas como eu, uma receita de bolo diferente para o seu aquário. E realmente deve ficar complicado para o aquarista decidir qual receita é melhor com tanto “chefe de cozinha” dando cada um seu palpite como sendo a melhor recomendação.
O que na verdade ocorre é a mistura de receitas, já que o aquarista tenta pegar uma parte boa de cada receita para tentar deixar o seu aquário marinho maravilhoso. Muitas vezes só piora a situação.
Qual a minha receita vocês devem estar se perguntando? Coloca aqui William a sua receita para a gente tentar seguir. Respondo a todos vocês que não existe uma receita de bolo perfeita. Mudando de bolo para F1, diria que para se ganhar uma corrida de Fórmula 1, é preciso estar com todos os pontos do carro perfeitos, pneus macio ou duro dependendo da pista, ajuste da direção e da asa dianteira e traseira, quantidade de gasolina adequada para o número de voltas, e principalmente piloto em ótima forma no dia. Se algum ponto sair fora o carro não chegará em primeiro. Basta assistir as corridas aos domingos na TV. O aquário marinho é a mesma coisa: precisa estar com os testes em ordem, sumplemento correto para os animais corretos, iluminação ideal para os animais que tenho, quantidade de cascalho e rocha, trocas parciais, quantidade de iluminação e ordem de on e off delas, e muitos detalhes mais! Abaixo um micro resumo…putz micro resumo? Bem…vamos lá…
Em um aquário marinho temos que medir alguns parâmetros toda semana e ajustá-los de acordo para que os animais possam se desenvolver bem. Densidade, nitrato e KH basicamente.
Densidade é para saber se a água está com a quantidade de sal boa ou não e se estamos repondo a água que evapora deacordo. O ideal para aquários de corais é 1024-1025 e para aquários somente com peixes 1022. Quando a densidade está baixa a água está doce, aí é preciso colocar mais água salgada, e quando está muito alto o contrário. Sempre sem choques para que a densidade não se altere em mais que um grau por dia.
Nitrato eu chamo de lixo do aquário. É o resultado final das equações que ocorrem no aquário desde a decomposição da matéria orgânica (fezes e urina) até o material que sobra chamado nitrato. Tentamos manter este lixo sob controle testando o nitrato semanalmente. Ideal 10-12 ppm, atenção quando chega em 25ppm (hora de trocar a água) e acima de 40ppm, ops B.O. deixamos o aquário de lado, precisamos trocar a água urgente.
KH é o que chamo de teste de saúde do aquário. Na verdade ele é o teste de reserva alcalina. O que é isso?? Seria o teste da capacidade do seu aquário de manter o pH no lugar adequado. Este teste mostra mais que isso, quando o seu pH está ruim, o KH fica ruim, quando seu nitrato está muito alto, ele derruba o KH também, e quando seu cálcio está errado ele também afeta o KH. Entenderam porque é um dos testes mais importantes a se fazer. Bem, o recomendado é manter o KH em 9-10. Menos que isso recomendo adicionar o Tropic Marin Bio-Calcium para quem tem coral ou Tropic Marin Triple-Buffer para quem tem aquário somente de peixes, sem corais.
Se você adicionar o Bio-Calcium ou Triple Buffer e o KH não subir, você está ou colocando pouco ou está com problemas de precipitação em seu aquário. Eu chamo de overdose de suplemento. Significa que o aquário está tão saturado de nutrientes e produtos químicos adicionados que tudo o que entra precipita e vira lixo.
Se você tiver dúvidas sobre o post me envie um e-mail.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário