image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

Quanto devo trocar de água no meu aquário?



Tenho recebido muitos clientes com a mesma pergunta…muitos infelizmente depois de uma catástrofe que deixou mortos e feridos para trás no aquário.
Mas vamos tentar resumir em poucas linhas, afinal isto é um post e não um artigo:
Devo trocar minha água? Sim, sempre e normalmente mensalmente. Se bem que quinzenal com uma porcentagem menor de troca é mais recomendado. Aos aquaristas muito ocupados: marque na sua agenda…troca pelo menos uma vez ao mês.
Primeiro teste seu pH, se estiver indo para verde amarelado, ou quase amarelo…lembre da cor do “xixi” ou urina. Ou seja seu aquário está ácido e precisa de uma troca de água. Mas quanto??? Depende do tipo do aquário e seu estado.
-Aquário plantado – veja se seu pH não desceu tanto devido a injeção de CO2. Nos plantados sempre recomendamos 10-20% semanal.
-Aquário de kinguios e outros peixes comunitários como paulistinhas, colisas, espadas e etc… Ficou verde amarelado troque 20%, e reponha usando o desclorificante.
-Aquário de Ciclideos Africanos – neste tipo de aqua o pH nunca irá ficar verde amarelado pois deve possuir substrato alcalinizante. Neste caso recomendo a troca porque Africanos principalmente do Lago Tanganika como Altolamprologus, Tropheus, Julidocromis não gostam de nitrato alto. Resumindo…troque 20-30% mensalmente e não esqueça de repor o sal que aumenta a dureza pois a nossa água aqui no Brasil é normalmente GH zero.
-Marinho – fácil e serve para peixes e corais. Procure trocar 20% mensalmente. Verifique o nitrato neste caso. Acima de 25 ppm, aumente a troca. Teste de pH neste caso não é parametro para trocas parciais em aquários marinhos.
Boa semana!
William Sugai

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário