image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

O que fazer quando a energia acaba?






Pense em um aquário como uma unidade de cuidados intensivos, e o sistema de filtragem como o suporte de vida para os seus peixes.

Às vezes não temos conhecimento sobre das coisas que usamos e que requerem energia. Não é incomum durante uma queda de energia, nos encontramos tentando usar equipamentos elétricos, que por fim nos damos conta que não ligará de forma alguma durante a queda.

Porém nesse momento nos recordamos do Aquário e aí vem a grande dúvida em meio ao desespero; Acabou a energia, e agora o que devo fazer? Aquários são tesouros, não só os valores, algumas vezes elevados, mas também o tempo e os cuidados que você gastou para deixá-lo do seu jeito.

Anos de trabalho, cuidados, e algumas dificuldades podem ser arruinados por uma queda de energia.

Existem alguns aspectos importantes que temos que nos concentrar quando ocorrem quedas de energia superiores a 1 hora.

Temperatura

Os peixes são animais de sangue frio. Temos que lhes proporcionar a temperatura da água mais ideal para eles, seja através de um aquecedor ou um resfriador (chiller).

O vidro é um isolante térmico ruim, o que significa que o aquário vai se adaptar rapidamente à temperatura ambiente quando o nosso aquecedor falhar por uma queda de energia.

Para manter a temperatura mais estável possível, o uso de cobertores ou isopor podem ajudar manter o calor. Você pode então retardar a perda de temperatura usando uma dessas técnicas.

Já o risco de sobreaquecimento, pode ser evitado colocando cubos de gelo em um saco de plástico selado no aquário ou em garrafas descartáveis com água gelada.

Uma vez que a energia foi restaurada, certifique-se de ajustar lentamente a temperatura de volta ao normal, pois mudanças extremas podem causar estresse para o seu peixe, levando-o à morte.

Oxigênio

Os níveis de oxigênio em seu aquário podem diminuir com o aumento da temperatura da água. O oxigênio entra na água através de trocas de gases na superfície da água. Dependendo do tamanho do aquário, um compressor de ar de emergência terá pouca potência e a duração de uma bateira pode ser limitada.

Uma técnica eficaz para aumentar os níveis de oxigênio seria usando um copo ou jarra d'água enchendo e descarregando de volta no aquário. Isto deve ser repetido pelo menos uma vez por hora, ou logo que você observar os peixes mais ofegantes na superfície.

Temperaturas mais baixas no aquário  podem reter mais oxigênio, mas também retardar o metabolismo do peixe.

Filtração

A parte mais importante de preocupação durante uma queda de energia é o sistema de filtração. Bactérias que atuam no processo de filtragem, chamadas de Nitrificantes, necessitam também de oxigênio para sobreviverem. Você pode derramar água no seu Sump ou Dry Wet, em intervalos regulares de uma hora, como feito no aquário.

Canisters, bombas de Sump e outros tipos de filtros fechados devem ser desconectados da tomada. Estes filtros podem transformar a bilogia interna rapidamente quando ficam muito tempo desligados, produzindo substâncias altamente tóxicas, que são mortais para os peixes. Uma dessas substâncias é o sulfato de hidrogênio, que cheira a ovo podre, a outra é a amônia. Portanto, em caso de filtros que ficaram parados sem oxigenação por muito tempo, deverão ser limpos, antes de religados.

Outras considerações

Não alimente o seu peixe durante uma queda de energia. Os peixes podem sobreviver 3-5 dias sem comida. Se você tem que alimentar, faça com moderação. Quando a energia voltar, sinfonize o cascalho, substitua o carvão e faça uma mudança de água de 20%.

Outra parte importante é atenção maior para doenças. Muitos parasitas e bactérias já estão na água e pode atacar um peixe fraco em qualquer momento. A falta de energia é extremamente estressante para o peixe e pode desajustar o equilíbrio da biologia do aquário,  e as chances de doenças podem elevar.

Recomenda-se o uso de um removedor de amônia depois de uma queda de energia. O uso de zeólitas podem controlar a amônia, e sulfato de hidrogênio no filtro, ajudando a minimizar a possível liberação para o aquário.

O melhor e mais seguro sistema de energia para emergência seria usando um Nobreak Senoidal que pode ter maior autonomia e tempo com o uso de uma bateria de automóvel mantendo seu aquário e filtro ligados por longos períodos. Considerando que você adquiriu peixes caros, corais, rochas vivas e outros animais, este investimento pode valer a pena.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário