image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

Prevenindo o Nitrato no Aquário



Nitratos são o resultado final do ciclo de hidrogênio - ou processo de oxidação - que começa com a presença da amônia na água. Mas um passo anterior da amônia é a a existência de matéria orgânica, que é qualquer coisa de natureza orgânica que se encontre em decomposição no aquário.

A matéria orgânica consiste basicamente de resíduos do peixe, como comida não consumida, matéria vegetal morta, algas, e todos os outros compostos orgânicos em decomposição. A matéria orgânica pode ser sólida ou dissolvida.

As bactérias heterotróficas quebram resíduos sólidos orgânicos. Essa bactéria é o que provoca uma explosão de agentes (água branca turva) quando super habitam o aquário.

O resultado da decomposição de resíduos orgânicos sólidos é de amoníaco que serve de alimento para essas bactérias benéficas que convertem amônia em nitratos menos tóxicos.

Os compostos orgânicos que são necessários e desempenham um papel vital no aquário, isto é, como uma fonte de alimento necessária para essas bactérias benéficas. Mas é a quantidade - o excesso desses compostos - que provoca sérios problemas.

Portanto se você tem grande de resíduos orgânicos, ele  criará uma abundância em bactérias heterotróficas. Causando água turva constantemente.

Essas bactérias também consomem grandes quantidades de oxigênio. Isso pode sufocar peixes e esgotar o oxigênio necessário para as bactérias benéficas. Sem oxigênio as bactérias benéficas não podem oxidar os resíduos. Como resultado, o processamento de resíduos é interrompido, levando aos picos de amônia.

Portanto, é aconselhável reduzir e limitar o excesso de matéria orgânica no seu aquário e investir em bom sistema de filtragem capaz de manter colônias de bactérias nitrificantes para desempenhar corretamente seu papel no ciclo de hidrogênio.

O mercado também disponibiliza alguns produtos para remoção instantânea de amônia. E você pode encontra-los na Ecoanimal.


Abraços

Compartilhe:

CONVERSATION

1 comentários: