image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

O aquário hospital parte 2





Em nossa segunda parte da matéria “O aquário Hospital”  queremos deixar mais alguns detalhes sobre a importância do uso dessa ferramenta para nós Aquaristas.

O aquário de quarentena também é conhecido como Aquário Hospital. Seja como você for chamá-lo o propósito é o mesmo, proteger prevenir e tratar o seu peixe de doenças.

A compreensão do aquarismo evoluiu muito durante os últimos 10 - 15 anos e como resultado, os  tratamentos disponíveis hoje têm melhorado tremendamente.

Se você é um iniciante ou um veterano, deve considerar muito o uso de um aquário de quarentena / hospital.

Se usado corretamente, você pode conseguir evitar a propagação de possíveis doenças, muitas vezes introduzidas no aquário com a compra de um peixe novo e potencialmente doente. A maioria da morte dos peixes ocorre dentro das primeiras 2 semanas da compra.

O propósito da quarentena é de manter o animal isolado por um período, não necessariamente de 40 dias como sugere o nome, mas que deve ser suficiente para cobrir o tempo de incubação de doenças cuja presença está se tentando monitorar, e nos peixes a maioria delas se manifestam em duas semanas, alguns autores citam mais, a quarentena é um tema controverso, porém, você pode adotar os cuidados básicos.

A principal causa das doenças é o estresse extremo e más condições ambientais durante a criação e transporte de muitos peixes. Portanto peixes recém-adquiridos devem ser colocados em quarentena e observados se aparecerão doenças por 7 -14 dias com a certeza que estão realmente saudáveis antes de serem colocados no seu aquário principal.

Montar um o aquário de quarentena / hospital é fácil e bastante barato. Na maioria dos casos um aquário de 40 litros será perfeito. Considere comprar um kit que inclua tudo, desde filtração, aquecimento e luz. Você também pode improvisar usando um aquário velho.

Basicamente, você vai precisar de um aquecedor, filtro, bomba de ar e pedra porosa e algum tipo de iluminação. A luz é opcional, dependendo de onde o aquário vai ser posto. Recomendamos que seja num lugar calmo e de boa visibilidade (aquários dentro de SUMP ou  em locais escuros são difíceis de perceber a evolução de uma doença ou  algum problema que esteja afetando seu peixe).

Um aquário de quarentena deve ser preferencialmente montado com alguns dias de antecedência.
Para obter a filtragem biológica adequada  use o máximo de água de seu aquário principal.

Você também pode usar parte do cascalho de seu aquário principal, colocando em um saco
de nylon (a meia-calça também irá funcionar muito bem) dentro de seu aquário hospital, isso
irá ajudar a iniciar a filtragem biológica. NÃO USE cascalho no fundo do tanque.
É uma instalação temporária e você não vai precisar dele para o tratamento.

Quanto ao filtro, considere deixar ligado permanentemente ou durante vários dias antes do uso
de seu aquário hospital. Mais uma vez você vai dar um "pontapé inicial" para a filtração biológica fazendo isso.
Porém é preciso tomar algumas precauções, não use carvão ativo no início de qualquer  montagem de aquário,ele pode remover minerais importantes para a sua biologia e no caso de uso de medicamentos ele fará a remoção de suas  propriedades químicas.

A maioria dos medicamentos usados pelos aquaristas altera de alguma maneira a qualidade da água. Como dissemos na última matéria, os antibióticos, por exemplo, eliminam rapidamente a biologia do aquário e consomem muito oxigênio, podendo “apodrecer” a água em questão de horas e prejudicar o seu peixe.

Por isso o aquário hospital tem que ter um bom fornecimento de oxigênio então para isso use um filtro externo ou interno de boa qualidade. Seguindo as recomendações de trocas parciais de água a cada 2 dias ou mais.

Você pode montar permanentemente um aquário de quarentena e usá-lo para desde peixes que não se desenvolveram muito e precisam de cuidados na alimentação e também os que podem apresentem quaisquer sintomas de doença.
Basta manter algumas trocas parciais de água em intervalos regulares, deixando ele pronto para o uso.

No entanto gostaríamos de ressaltar, depois de tratar um  peixe que ficou doente  é muito importante  você esvaziar elimpar o aquário antes de usá-lo novamente,  afim de prevenir a transmissão de doenças para os próximos.

Guardando essas dicas sobre como usar seu aquário de quarentena, você previne e protege seus peixes contra os potencias perigos na introdução de novos exemplares. Um aquário de Quarentena / Hospital será uma grande ajuda para você durante toda a sua jornada no aquarismo.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário