image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES






Como cuidar de um Blue Tang  "Dory" em um aquário de água salgada

Com a estreia do novo filme da Disney Pixar, Procurando Dory, percebemos uma enorme busca por mais informações tanto sobre o “Peixe Palhaço” como sobre o  “Blue Tang”. Compromissados com o Hobbie, pensamos que será uma ótima ideia reunir algumas informações e trazer uma visão completa sobre como cuidar adequadamente destes formidáveis peixes em seu aquário.
Então vamos dar uma olhada no “Regal Tang azul” (Paracanthurus hepatus) que é o peixe que na vida real, inspirou o personagem Dory.

O Regal Tang azul é uma espécie nativa da região do Pacífico de Peixe-Cirurgião. Alguns nomes são usados para se referir à esta espécie, incluindo Regal ou Royal Blue Tang, Hippo Tang, Palette Surgeonfish (cirurgião-paleta) ou patela e Pacific Blue Tang. Estes belos Azuis, são alguns dos peixes de aquário marinho mais populares e desejados. Eles crescem até o tamanho máximo de 12 centímetros e podem viver até 20 anos em cativeiro.

A cor azul vibrante e manchas pretas formam um belo desenho em seu corpo, parecendo ter sido pintado à mão. A cor amarela que é proeminente em sua cauda lembra um símbolo parecido como um osso do joelho humano, daí vem o nome “patela”, de peixe cirurgião patela. A cor preta proeminente nos olhos faz uma linha da dorsal até sua cauda. Também em sua cauda apesar de toda a graça e beleza, contém uma lâmina cortante que é usada para defender-se de predadores, que com movimentos rápidos de 80 graus, dá golpes mortais em seus combatentes, portanto é bom se prevenir, pois ele pode cortar a pele e mãos de um aquarista sem conhecimento.

Existem outras variações da espécie como o Yellow Belly Hippo Tang e o Powder Blue Tang.

É importante entender que estes peixes precisam de um aquário que seja grande o suficiente para abrigá-los. Em geral, recomendamos um aquário que tenha o mínimo de 1 metro de largura e disponha de muito espaço aberto para nadar pois afinal sabemos que como o personagem Dory, ele adora "continuar nadando... ".
Com o passar dos anos o seu Blue Tang se aproximará rapidamente de seu tamanho adulto e se você não tiver oferecido a moradia ideal, um upgrade para um aquário maior acabará sendo necessário.

É provável que você veja estes peixes disponíveis em vários tamanhos em uma loja. Existem exemplares de 2- 3 cm. Mas por favor, não deixe o tamanho de o seu Blue Tang te enganar; esse pequeno peixe rapidamente irá crescer e precisará de um aquário maior para ter uma vida feliz e saudável. Se a aquisição de um aquário maior não for  possível de fazer no momento, considere a aquisição de peixes semelhantes de uma espécie pequena, como um Yellow Tail Blue Chromis.

O melhor é que você adquira um tang que tenha nada menos que 5- 6 cm de comprimento, que não seja muito fino e não mostre sinais de parasitas ou doenças. A verdade é que estes peixes são altamente suscetíveis à parasitas, então verifique bem sua cabeça e linhas laterais para ter certeza da ausência de doenças, além de adotar um período em quarentena para garantir a saúde de seu novo peixe, antes de ser introduzido em seu aquário.

 A nutrição adequada é a chave para a saúde dos Blue Tangs. Naturalmente, eles são onívoros se alimentando de zooplâncton e beliscando algas e corais. É muito importante e conhecido que se faça o fornecimento de uma boa fonte de alimentos herbívoros, além de alimentos de fonte proteica para a sobrevivência destes peixes em seu aquário.

Existe uma variedade de marcas de rações feitas de algas que são ótimas para seu Blue Tang, incluindo algas desidratadas que podem ser oferecidas usando clipes e alimentadores que tornam muito mais fácil para seus BlueTangs se alimentarem, além de impedir que as algas se espalhem em torno de seu aquário, enquanto eles se alimentam.

Pode levar algum tempo para novos peixes se acostumarem com as folhas de algas, mas assim que os peixes descobrirem o sabor, eles vão aprender rapidamente a chegar ao clipe ou alimentador para fazerem a refeição.


Como a maioria dos peixes marinhos, manter a água limpa e devidamente oxigenada é muito importante. Certifique-se de adquirir um skimmer para manter seu aquário regular. Blue Tangs são encontrados naturalmente em zonas de recifes, portanto manter a água com bom fluxo é o ideal.
Eles vivem no habitat natural, sob a cobertura de corais e fendas em rochas, então formar alguns esconderijos irá ajudá-los a se sentirem confortáveis em seu aquário.
Blue Tangs são compatíveis com a maioria dos outros peixes de aquário marinho, mas tenha cuidado ao manter mais de um em seu aquário. Dois Blue Tangs no mesmo aquário podem demonstrar comportamento mais agressivo e territorialista.

Esperamos que essas dicas e informações ajudem a você ter sucesso ao criar seu próprio “Dory” e se você tiver mais dúvidas, estaremos dispostos à ajudá-lo.

Até breve.

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário